SSP e DGAP estão prontas para prevenir rebeliões

Sistemas de inteligência e operacional atuam de forma integrada. Unidade prisional de Planaltina está pronta para
receber internos caso haja algum problema

Um planejamento rigoroso para prevenir a possibilidade de rebeliões no fim de ano foi anunciado pelo secretário de Estado da Segurança Pública de Goiás, Irapuan Costa Júnior, e pelo diretor-geral de Administração Penitenciária, coronel Edson Costa Araújo. Segundo o secretário, a Polícia Militar estará de prontidão para atuar em todas as unidades prisionais em caso de tumulto.

Edson Costa Araújo informou que uma unidade em Planaltina de Goiás está praticamente pronta, restando apenas ser inaugurada oficialmente, em condições de receber presos que se rebelarem. “Estamos prontos para agir caso haja algum tipo de rebelião”, afirmou.

Coronel Edson Costa Araújo explicou que fim de ano é um período muito sensível para o sistema prisional, com riscos de rebeliões. Segundo ele, a preocupação da DGAP não é com os presos beneficiados com as saídas de fim de ano, mas com aqueles que permanecem nas unidades.

Irapuan Costa Júnior lembrou que os serviços de inteligência da SSP e da DGAP estão alertas para a movimentação dos presos que permanecerem nas unidades prisionais. “A PM está pronta para atuar assim que detectarmos qualquer risco para o sistema”, afirmou.

Quanto ao temor da população em relação aos que forem beneficiados com saídas temporárias, Irapuan lembrou que o policiamento na capital foi reforçado, com incremento de equipes. “A Segurança Pública não descansa. A população pode ficar tranquila e aproveitar as festas de fim de ano”, garantiu.

Irapuan Costa Júnior e Edson Costa Araújo inauguraram na manhã desta sexta-feira (21) as instalações da Escola Superior de Administração Penitenciária. A unidade, que funciona na Avenida Goiás, 1496, no Centro da capital, atuará na formação e qualificação de agentes prisionais. Na ocasião foram entregues 396 computadores para as unidades prisionais, além de equipamentos de proteção individual e assinado o Plano Diretor do Sistema Penitenciário.

 

Fotos: André Costa

Comunicação Setorial
Secretaria de Segurança Pública

(62) 3201-1027

 

Compartilhar: