Agenda intensa e discussão de temas amplos marcam primeiro dia da 52ª Reunião do CONCPC em Goiânia

 

Teve início, na quinta-feira (22), a 52ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia (CONCPC). Das 27 unidades federativas, 25 enviaram os delegados-gerais de suas respectivas polícias judiciárias e, em uma delas, o diretor enviou representante. A agenda foi marcada por temas relativos aos dois principais temas que têm dominado as discussões no âmbito do CONCPC nos últimos anos: padronização e crescente integração institucional.

Pela manhã, o presidente do Conselho, Emerson Wendt, delegado-geral da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, presidiu a eleição do vice-presidente da Regional Norte da instituição. Em seguida, tratou-se, em devolutiva, da padronização das carteiras funcionais e da identidade visual das polícias civis de todo o país. Também procedeu-se a devolutiva atinente à estruturação das polícias judiciárias estaduais para o combate à corrupção e à lavagem de dinheiro.

Já no final da manhã de trabalhos, o superintendente de Polícia Judiciária de Goiás e coordenador do Grupo Tático 3 (GT-3), delegado André Ganga, realizou apresentação na qual se comunicou a criação do Comitê Nacional dos Comandos das Operações Especiais das Polícias Civis. Em discussão de caráter colegiado, foi discutida a autonomia da Polícia Civil.

No início da tarde, Sandra Mara e Jeremias dos Santos, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), apresentaram o trabalho Sistemas de Comando e Controle: CICCN e Apoio às Operações Integradas das Polícias Civis. Em seguida, os conselheiros debateram acerca da criação do Fórum Brasileiro de Investigação Criminal e Gestão de Polícia Judiciária. Também foi apresentada uma proposa de resolução com vistas à criação do Comitê Nacional dos Diretores-Gerais das Academias de Polícia Civil (CONDAPC).

Os trabalhos do primeiro dia foram encerrados com apresentação, por Guilherme Daré, delegado-geral da Polícia Civil do Espírito Santo, de projeto de padronização da identidade visual das Polícias Civis de todo o Brasil.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Polícia Civil

Compartilhar: