O que é a Secretaria Estadual de Segurança Pública?

A Secretaria Estadual de Segurança Pública foi criada pela Lei nº 3.999, de 14 de novembro de 1961, que teve suas atuais competências e unidades administrativas definidas pela Lei nº 17.257, de 26 de janeiro de 2011, é o Órgão responsável formulação da política estadual de segurança pública, visando à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio; formulação da política estadual e sua execução, direta ou indiretamente, de trânsito; execução das atividades de defesa do meio ambiente, de segurança do trânsito urbano ou em rodovias, ferrovias e aquavias estaduais e formulação da política estadual penitenciária, em conjunto com a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária, atendido o disposto no art. 126 da Constituição Estadual.

A Pasta está sediada na Avenida Anhanguera, nº 7.364, Setor Aeroviário, CEP: 74.435-300, Goiânia-GO. Telefones: 3201-1000/3201-1049.

Quais Órgãos compõem o Sistema de Segurança Pública Estadual?

Polícia Civil, responsável pelas atividades de identificação civil, de polícia judiciária e apuração das infrações penais, exceto os militares. Polícia Militar, responsável pelo policiamento ostensivo e preservação da ordem pública. Corpo de Bombeiros Militar, responsável pelas atividades de defesa civil e exercício do poder de polícia sobre instalações, visando à proteção contra incêndio e pânico. Diretoria-Geral de Administração Penitenciária, responsável pelas atividades voltadas para o acompanhamento e fiscalização do cumprimento de penas privativas de liberdade em regime de prisão; a administração, coordenação, inspeção e fiscalização dos presídios e demais instalações para reclusão; a qualificação e profissionalização dos sentenciados e a socialização e reintegração dos reeducandos para a prática plena da cidadania.

Qual a Missão da SSP?

Promover Segurança Pública e Defesa Social de forma integrada, contribuindo para a pacificação social em território goiano.

Qual a Visão da SSP?

Ser referência nacional pela excelência nas ações de Segurança Pública e Defesa Social.

Quais os Valores da SSP?

1) Compromisso
2) Ética
3) Inovação
4) Legalidade
5) Respeito à vida
6) Tecnicidade
7) Transparência