Vianópolis inaugura delegacia construída com apoio da sociedade

Fonte: A A A

Gorski, Mesquita e a juíza Maria de Fátima inauguram a delegacia

A população de Vianópolis, município localizado a 95 quilômetros de Goiânia na região da Estrada de Ferro, recebeu nesta sexta-feira (30/8) a nova delegacia da Polícia Civil. A obra, construída com recursos de multas aplicadas pelo Poder Judiciário e doações da comunidade, custou R$ 152 mil. O secretário da Segurança Pública de Goiás, Joaquim Mesquita, e o diretor-geral da Polícia Civil, João Carlos Gorski, participaram da inauguração e anunciaram que o nome do delegado titular do município: Marcos Vinicius da Costa Júnior.

A construção foi idealizada pela juíza titular da Comarca de Vianópolis, Maria de Fátima Naves, e membros do Conselho Comunitário para Execução Penal. A obra teve início em fevereiro de 2013 e teve todo projeto e execução por meio de parcerias com moradores e empresários. O único ônus para o Estado será com equipamentos e pessoal.

A delegacia de Vianópolis tem espaço para agentes, delegados, cela e área de alimentação, além de um pequeno pátio. Os agentes que atualmente fazem a guarda de presos na cadeia pública serão transferidos para a delegacia, de modo que atuarão na sua atividade fim. A previsão é que o quadro de pessoal esteja completo até o final de setembro, mas o delegado já dará expediente no local.

Segundo a juíza Maria de Fátima Naves, os recursos oriundos do Judiciário foram arrecadados por meio de multas para pessoas condenadas a penas alternativas por causa de pequenos delitos. “Acredito que devemos acreditar em boas práticas”, afirmou, ao dizer que o modelo adotado em Vianópolis deveria ser seguido por outros municípios, não só de Goiás como de todo o País. “É importante estabelecer o diálogo entre sociedade e Judiciário”, disse.

Promotor da Comarca de Vianópolis, Bernardo Morais Cândido afirmou que a inauguração da delegacia tem um valor simbólico. “Este é um exemplo claro da sociedade agindo ao lado do Estado e deve ser referência para Goiás”, acredita.

Obra custou R$ 152 mil e recebeu doações da comunidadeO secretário Joaquim Mesquita agradeceu o esforço da comunidade e se comprometeu a dar a contrapartida em uma melhor segurança no município. “A sociedade está dando condições mais dignas de trabalho para agentes da Polícia Civil e temos a obrigação de dar um atendimento à altura para a sociedade”, disse, em um breve discurso.

O diretor-geral da Polícia Civil, João Carlos Gorski, lembrou que, nos últimos anos, a Segurança Pública passou a ser uma prioridade para todos os brasileiros. E ressaltou que, com a transferência da responsabilidade da custódia dos presos de Vianópolis sendo assumida completamente pela Secretaria de Administração Penal e Justiça (SapeJus), será possível prestar um serviço melhor para os moradores da cidade. “Os agentes estarão, a partir de agora, em sua atividade fim, que é investigar (os crimes)”, afirmou.

O vice-prefeito de Vianópolis, Tormin Chaves Neto, disse que a construção da delegacia representa um compartilhamento de responsabilidades entre sociedade e Estado.

Fonte: A A A
Publicado por: