SSP recebe projeto de restauração do 6º BPM

Irapuan Costa Júnior diz que projeto é o resgate da preocupação com a salvaguarda de seu patrimônio histórico. Unidade está localizada na cidade de Goiás

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) recebeu da Elysium Sociedade Cultural, nesta quinta-feira, na Sala de Situação do Centro Integrado de Inteligência, Comando e Controle (CIICC), o Projeto de Restauração e Adaptação do Quartel do 6º Batalhão da Polícia Militar do Estado de Goiás, localizado na cidade de Goiás. De acordo com o titular da SSP, Irapuan Costa Júnior, o projeto é o resgate da preocupação demonstrada pelo Governo do Estado com a salvaguarda do seu patrimônio histórico.

O projeto prevê a revitalização da área, recuperação do patrimônio histórico, ressignificação cultural e a democratização do acesso, de acordo com Wolney Unes, diretor-técnico da Elysium Sociedade Cultural. No imóvel, depois de restaurado, serão instalados o Centro de Memória e Documentação Histórica da Polícia Militar do Estado de Goiás, além da adaptação das instalações para melhor atender ao bom funcionamento da instituição.

A superintendente regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Salma Saddi, lembrou da importância da Polícia Militar para a comunidade da cidade de Goiás e do valor histórico do prédio. O chefe do Estado Maior Estratégico da PMGO, coronel André Henrique Avelar de Sousa, falou sobre a valorização das tradições da corporação.

A proposta de restauro prevê a utilização de elementos característicos das construções do período colonial e o resgate de detalhes que foram substituídos em intervenções posteriores a sua construção original. Serão recuperados três blocos mais antigos do prédio, com adaptações necessárias ao bom funcionamento da corporação. Dará atenção especial à integração do edifício antigo ao contexto urbano no qual está inserido, nele influir positivamente com sua presença e dinamicidade das novas funções.

O Projeto de Restauração e Adaptação do Quartel do 6º Batalhão da Polícia Militar do Estado de Goiás prevê a execução em parceria do Governo de Goiás, da SSP, da PMGO e da prefeitura da cidade de Goiás.

FOTOS: Comunicação Setorial

Comunicação Setorial

Secretaria de Segurança Pública

(62) 3201-1027