SSPAP e Guarda Metropolitana: parcerias para combate à criminalidade em Goiânia

20170419124124_IMG_2018

Secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Ricardo Balestreri se reúne com presidente da GCM, José Eulário Vieira. Atividades conjuntas e convênios entre estado e município visam compartilhamento de ações, investimentos, estruturas e tecnologias para avançar no enfrentamento da violência

Discutir parcerias e convênios entre estado e município para o compartilhamento de ações, investimentos, estruturas e tecnologias de combate à criminalidade. Este foi o principal objetivo de reunião realizada nesta quarta-feira (19/04), entre o secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), Ricardo Balestreri, e o presidente da Agência da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (GCM), José Eulário Vieira.

Na ocasião, Balestreri destacou a importância da parceria para a população. Segundo ele, as ações devem ser executadas colocando os cidadãos em primeiro lugar. “A cooperação entre forças policiais do Estado e Guarda Civil pode proporcionar uma realidade de cada vez mais segurança aos goianienses”, afirma.

O secretário também lembra que esse modelo de parceria resultou em queda considerável da criminalidade em diversos municípios. “Os índices chegaram perto de zero em algumas cidades”, disse.

Ricardo Balestreri ressalta, ainda, que Segurança Pública se faz com a definição do papel de cada agente nas ações e combate ao crime. “O setor só alcança credibilidade diante da população se apresentar bons resultados”, garante.

Também estiveram presentes o secretário de Estado de Governo, Tayrone di Martino, e os vereadores por Goiânia, delegado Eduardo Prado e Romário Policarpo.

Dia do Exército

Também nesta quarta-feira (19/04), o titular da SSPAP, Ricardo Balestreri, representou o governador Marconi Perillo em solenidade de formatura em comemoração ao Dia do Exército.

A data remonta à Batalha dos Guararapes, combate ocorrido no nordeste brasileiro em 1645, quando líderes luso-brasileiros da Insurreição Pernambucana, inconformados com a presença holandesa na costa nordestina, firmaram o compromisso de lutar pela expulsão do invasor estrangeiro.

Ao lado de autoridades do Exército brasileiro, Polícia Militar de Goiás, Corpo de Bombeiros Militar de Goiás e Poder Judiciário, Ricardo Balestreri assistiu a condecoração de militares com as medalhas de ouro, prata e bronze, pelos bons serviços prestados às Forças Armadas.

FOTOS: JOTA EURÍPEDES