Solenidade na Alego presta homenagem aos 20 anos do Proerd

Secretário Irapuan Costa Júnior participou do evento, que promoveu a entrega de certificados de reconhecimento à execução das atividades a 50 policiais militares

O secretário de Segurança Pública, Irapuan Costa Júnior, participou na noite desta quinta-feira (03/05), da solenidade em homenagem aos 20 anos do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), realizada pela Assembleia Legislativa, por iniciativa do deputado Simeyzon Silveira (PSD). Foram entregues, no Plenário Getulino Artiaga, certificados em reconhecimento a 50 profissionais que contribuíram para a execução das atividades do programa.

Irapuan Costa Júnior disse que tem trabalhado para aproximar a sociedade da Polícia. Afirmou ser um admirador do Proerd, considerado por ele como iniciativa magnífica e de grande alcance. Reafirmou a efetividade do programa pelos números positivos, possibilitando ações preventivas ao uso de drogas e, consequentemente, na redução dos índices de criminalidade.

O deputado Simeyzon Silveira afirmou que o Brasil é um país de políticas remediadoras e que o Proerd atua na contramão deste modelo. Segundo ele, preenche um espaço importante no combate e prevenção às drogas. “O Proerd entra na vida de crianças, jovens e adolescentes, em um período em que eles estão formando sua visão social do mundo”, disse, ressaltando que uma das principais soluções para o desenvolvimento do País é o investimento em Educação e Cultura.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Silvio Vasconcelos Nunes, coronel Silvio Vasconcelos criticou algumas movimentos como a Marcha da Maconha, por andarem, na contramão de ações educativas e de prevenção. Segundo ele, o Proerd realiza um importante trabalho na consolidação de um País com menos violência e mais justiça social.

A coordenadora estadual do Proerd, major da Polícia Militar, Cláudia da Silva Lira, explicou que o programa é a primeira grande ação de polícia comunitária planejada e estruturada de maneira estratégica, padronizada, com objetivos, metas e indicadores bem definidos. Afirmou que requer capacitação específica para sua aplicação, que é focada na prevenção primária às drogas, com esforço cooperativo envolvendo escola, polícia e família.

Também participaram da solenidade o chefe do Estado Maior Estratégico, coronel André Henrique Avelar de Sousa; o presidente da Agência da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia, José Eulálio Vieira, representante do prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB); o chefe da Assistência Militar na Alego, major Benito Franco Santos; o diretor social da Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, primeiro sargento Rui Felicidade; e o vice-prefeito de Professor Jamil, Talismar Ferreira Correa.

FOTOS: MAJOR THIAGO ABDALA

Comunicação Setorial
Secretaria de Segurança Pública
(62) 3201-1027