Segurança Pública prepara profissionais para atuar na prevenção ao uso de drogas

aviso

Curso “Nivelamento de Prevenção ao Uso de Drogas” tem a parceria do Grupo Executivo de Enfrentamento às Drogas (GEED), da Secretaria de Saúde, e é dirigido a servidores das duas pastas que atuam na área

Numa parceria inédita, a Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), por meio da Polícia Civil, e a Secretaria de Saúde, por meio do Grupo Executivo de Enfrentamento às Drogas (GEED), realizam uma formação continuada para servidores que atuam na prevenção às drogas em todo o estado. O curso denominado “Nivelamento GEED/PESD – Prevenção ao Uso de Drogas” terá início nesta segunda-feira (31/07), no auditório do GEED, e será realizado em duas etapas no mês de agosto.

A formação tem por objetivo alinhar as ações entre os dois órgãos públicos para a disseminação de conhecimentos e ações facilitadoras na prevenção ao uso de drogas, no tratamento e na reinserção social de dependentes químicos. Nessa parceria, a Secretaria de Segurança Pública atuará por meio do Programa Escola Sem Droga (PESD), da Polícia Civil. Entre outras atividades, os participantes do curso vão ser preparados para fazer palestras sobre o assunto dirigidas a toda a sociedade goiana.

Participam do curso os profissionais que atuam com ações voltadas à prevenção, ao tratamento e à reinserção social, para que possam trabalhar de forma articulada com as políticas públicas; além de nivelar conhecimentos e formas de atuação. A expectativa dos organizadores é que eles possam contribuir para elevar ainda mais a qualidade ao serviço já prestado à sociedade⁠⁠⁠⁠.

A primeira etapa do curso será realiza de 31 de julho a 4 de agosto para um grupo de profissionais. A segunda turma receberá a formação no período de 7 a 12 de agosto. Durante o treinamento, a diretora-geral do Grupo Executivo de Enfrentamento às Drogas, Ivânia Fernandes, fará a apresentação do curso, ao lado dos representantes da Polícia Civil do Estado de Goiás (PESD), Daniel Adorni, Aurélio Rodrigues e equipe.

Durante o curso, os participantes verão, entre outros conteúdos, noções de toxicologia; novas drogas; educadores e a prevenção nas escolas; aspectos biopsicossociais; comunidades terapêuticas; comorbidades; o papel da família na prevenção; e elaboração de palestras.

Além disso, para abordagem prática, serão especificados temas relacionados ao envolvimento de jovens com as drogas e a problemas decorrentes de encaminhamentos para a rede de serviços de atenção aos usuários e familiares. Haverá, ainda, orientação para o esclarecimento sobre o assunto a ser repassado a pais e educadores, além de práticas educativas.

 

SERVIÇO

Assunto: SSPAP inicia formação para profissionais que atuam na prevenção às drogas

Data: 31/07/2017 – Segunda-feira

Horário: 9 horas

Local: Auditório do Grupo Executivo de Enfrentamento às Drogas (GEED), Secretaria de Saúde, Rua 104, no. 167, Setor Sul – Goiânia Goiás

 

Compartilhar: