Policial militar goiano representa Goiás em eventos sobre segurança pública, em Portugal

Capitão Alex Jorge das Neves ministrou palestras nas universidades de Coimbra e Autônoma de Lisboa sobre Integração transfronteiriça. Ele apresentou resultados de estudo sobre controle realizado no Brasil e algumas práticas de sucesso da União Europeia

O capitão da Polícia Militar, Alex Jorge das Neves, lotado na Assessoria Especial da Secretaria de Segurança Pública (SSP), representou Goiás em eventos realizados em Portugal. Na oportunidade, ministrou palestras na Universidade de Coimbra – uma das mais antigas do mundo -, e na Universidade Autônoma de Lisboa. O tema abordado foi “Integração transfronteiriça em Segurança Pública à luz da experiência da União Europeia”.

Nas conferências, capitão Alex apresentou os resultados do estudo sobre o controle realizado no Brasil e algumas práticas de sucesso da União Europeia. Também falou sobre oportunidades de melhorias e práticas já implantadas no Brasil e em Goiás. “Mesmo não sendo localizado em áreas de limites internacionais, nosso estado lidera discussões nacionais sobre o assunto por meio do Pacto Integrador”, afirma. Destacou, como exemplo, a implantação do Comando de Operações de Divisas (COD).

O estudo abordado pelo policial é fruto de sua experiência sobre o assunto. Ele atuou em diversas operações em áreas de fronteira e coordenou a Estratégia Nacional de Segurança nas Fronteiras (Enafron), da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, no período entre 2011 e 2014.

Na época, Alex Jorge gerenciou investimentos aos estados que fazem fronteira com outros países, o que resultou no aparelhamento de mais 600 unidades das polícias militares em 263 municípios brasileiros. Também atuou na reestruturação de unidades especializadas de fronteiras, implantação de sistema de radiocomunicação digital em 153 cidades e sistemas de videomonitoramento em outras 77. As ações resultaram na apreensão de drogas, armas e veículos roubados.

As palestras do militar em Portugal contribuem para que Goiás seja referência internacional em estudos sobre segurança pública. “Foram discussões muito importantes para o cenário nacional e internacional. É visível que Goiás se preocupa em estar presente nas discussões sobre o assunto”, diz Alex.´

FOTO: DIVULGAÇÃO

Comunicação Setorial

Secretaria de Segurança Pública

(62) 3201-1004 / 1027 / 1055