Governo de Goiás lança operação para combater infrações em terminais de transporte público

Ação é fruto de parceria com Tribunal de Justiça, Ministério Público, Prefeitura de Goiânia, Defensoria Pública e Rede Metropolitana de Transporte Coletivo; Atividades também terão como foco conscientizar a população sobre maneiras de denunciar crimes

“Estamos trabalhando juntos para melhorar o atendimento ao usuário do transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia. Nosso foco é atender bem o cidadão”, afirmou o governador José Eliton, nesta quarta-feira (02/05), ao lançar a Operação Ponto Final. A ação visa combater infrações de menor potencial ofensivo e garantir mais segurança aos usuários do transporte coletivo.

A iniciativa, que terá duração inicial de um mês, é fruto de parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, Ministério Público do Estado de Goiás, Defensoria Pública do Estado de Goiás, Prefeitura de Goiânia e Rede Metropolitana de Transporte Coletivo.

Pela SSP participam as Polícias Militar e Civil, a Superintendência de Polícia Técnico-Científica, Corpo de Bombeiros Militar e a Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor (Procon-Goiás). Também fazem parte da iniciativa a Superintendência Executiva da Mulher e da Igualdade Racial, Secretaria Cidadã e Grupo de Enfrentamento às Drogas (GEED). A campanha Ponto Final terá duração de um mês e contará com ações de combate a criminalidade nos terminais de transporte coletivo da região metropolitana de Goiânia.

José Eliton afirmou que a campanha era um esforço conjunto para pacificar o transporte coletivo da Região Metropolitana. Ele ressaltou que a partir do lançamento do Programa Mais Segurança, no dia 19 de abril, foram intensificadas as ações de combate à criminalidade e os resultados já podem ser sentidos pela população. No transporte coletivo, as ações do Batalhão de Terminais e o Viagem Mais Segura conseguiram reduzir em 70% o número de roubos e 40% o de furtos, comparando-se os meses de abril deste ano e do ano passado.

O secretário de Segurança Pública, Irapuan Costa Júnior, ressaltou que as Polícias Militar e Civil têm atuação integrada no combate à criminalidade, e estão garantindo atenção especial aos usuários. “Vamos garantir conforto e segurança aos usuários. A nossa meta é reduzir cada vez mais os índices de criminalidade em nosso Estado”, afirmou. O secretário lembrou que a PM tem presença ostensiva nos terminais durante todo o horário de funcionamento e viaturas fazem escolta dos ônibus no horário chamado de Corujão.

O presidente do TJGO, desembargador Gilberto Marques Filho, explicou que a campanha tem por objetivo dar maior celeridade ao encaminhamento das soluções de conflitos. Segundo ele, uma van da Justiça Móvel realizará o atendimento aos cidadãos, com a participação de juiz de direito, promotor de justiça e defensor público. O prefeito Iris Rezende, presente ao lançamento, parabenizou a iniciativa.

O comandante geral da PM, coronel Sílvio Vasconcelos Nunes, informou que também serão oferecidos serviços auxiliários aos usuários do transporte coletivo, como atendimento a vítimas de assédio sexual e de violência a idosos e pessoas com deficiência. O comandante do Policiamento da Capital (CPC), coronel Ricardo Alves Mendes, ressaltou a importância da união dos órgãos para que todo o trabalho possa ser feito com qualidade. “Vamos avançar cada vez no combate a todas as modalidades de crime”, afirmou Ricardo Mendes.

FOTOS: ANDRÉ COSTA

Comunicação Setorial

Secretaria de Segurança Pública

(62) 3201-1004 / 1027 / 1055

 

Compartilhar: