“Goiás é único estado onde todos índices de criminalidade caem”, afirma Balestreri

 

WhatsApp Image 2017 11 27 At 13.03.11

Secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária participa do Programa Fala Goiás, veiculado pela TV Goiânia e apresentado pelo jornalista Marcos Maracanã. Ele lembra que, de janeiro a outubro, as 12 modalidades criminais monitoradas pela SSPAP declinaram em relação ao mesmo período do ano passado e destaca aumento do efetivo das corporações para potencializar combate à violência

O secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Ricardo Balestreri, destacou a queda em todos os índices de criminalidade em Goiás, no início da tarde desta segunda-feira (27/11), em entrevista ao Programa Fala Goiás, veiculado pela TV Goiânia e apresentado pelo jornalista Marcos Maracanã. “Goiás é o único estado onde todos os índices de criminalidade caem”, pontua.

No acumulado do ano, de janeiro a outubro, as 12 modalidades criminais monitoradas pela SSPAP cederam em relação ao mesmo período do ano passado. “Os latrocínios despencaram (-40,13%), nesse período. Os homicídios diminuíram (-12,29%), os estupros estão (-12,61%) menores e as tentativas de homicídios retrocederam (-22,05%)”, analisou Balestreri

Na entrevista, o titular da SSP ainda falou sobre o aumento no efetivo para polícias militar, civil, corpo de bombeiros e técnico-científica, discorreu a respeito da substituição de armas com defeitos da PM de Goiás e detalhou melhorias no sistema penitenciário. “A violência cresce no mundo inteiro, mas particularmente no Brasil”, analisou. “Mas, em Goiás, estamos fazendo o caminho inverso”, ponderou.

Para as forças de segurança pública de Goiás foram apresentados, neste ano, 2.178 soldados e 72 novos cadetes homens, 242 soldados e oito cadetes mulheres. O secretário destacou a inclusão de 397 novos policiais civis, além de autorizar a promoção para a PC. “Temos corporações respeitadíssimas no país e que possuem um quadro qualificado em nível nacional”, acentua.

Ao ser indagado sobre a “sensação de insegurança da população”, apesar das sensíveis quedas nos índices, o titular da SSP disse que “a população não percebeu isto porque os índices criminais ainda são altos, mas temos a clara noção que iremos melhorar cada vez mais”.

Segundo afirma, o “sistema prisional é o calcanhar de Aquiles da segurança pública em todo o país”.  Ele enalteceu a atuação dos servidores do sistema penitenciário. “São heróis e heroínas que se dedicam diariamente a cumprir o dever que lhes foi incumbido”. Balestreri também destacou os esforços, por parte da SSPAP e do Governo de Goiás, no sentido da construção de novos presídios e abertura de vagas para reeducandos.

FOTOS: JOTA EURÍPEDES

Comunicação Setorial

Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP)

Telefone: 3201-1004 // 3201-1027

Compartilhar: