Em audiência pública, Balestreri destaca novo curso de capacitação na SSPAP

20171003101712_IMG_4867

Secretário participa de evento na Assembleia Legislativa e debate sobre saúde dos operadores de segurança pública. “Eles não podem ser olhados como máquinas, porque não são”, afirma ele

O secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Ricardo Balestreri, participou na manhã desta terça-feira (03/10) da audiência pública “O Cuidado com a Saúde dos Trabalhadores da Segurança Pública no Estado de Goiás” e destacou o novo curso de capacitação que a SSP irá promover para policiais e bombeiros. “Iremos realizar esta atividade de cidadania para nossos homens e mulheres”, diz. “Um dos conteúdos centralizam temas debatidos hoje, que são de extrema importância”, completa.

A audiência pública foi uma iniciativa da deputada e delegada Adriana Accorsi, presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa. O tema envolveu assuntos sobre a saúde física e psicológica dos trabalhadores da segurança pública, bem como estrutura e condições de trabalho.

“Temos que trabalhar contra esta síndrome da onipotência. A sociedade pede para que operadores de segurança resolvam tudo”, analisa Balestreri. “Esta é uma preocupação que me acompanha há anos ao longo do exercício na segurança pública”, discorre.

“Não está na cultura da população brasileira em cuidar dos operadores de segurança pública”, analisa. “Eles não podem ser olhados como máquinas, porque não são”, afirma.

“O operador de segurança pública é também um líder da comunidade. Mas a pergunta é: quem cuida destes cuidadores?”, indaga. “Esta profissão é uma missão maravilhosa, que é a de fazer a opção de colocar a própria vida disponível ao outro”, analisa.

Foram convidadas para o evento as entidades representativas dos órgãos de segurança pública, instituições de representação da categoria, trabalhadores, especialistas e a comunidade em geral.

Compartilhar: