Brasil Central: José Eliton coordena parceria para enfrentamento à criminalidade

O vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, José Eliton, coordenou, em Palmas (TO), reunião de trabalho com titulares e representantes de secretarias de Segurança Pública e das mais diversas forças policiais dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Rondônia e Tocantins. As discussões preveem a criação de mecanismos integrados de segurança pública no combate à criminalidade. O encontro, que integra a programação do III Fórum dos Governadores do Brasil Central, ocorreu na tarde desta quinta-feira (02/06).

Dentre as medidas debatidas, estão o diálogo permanente entre o serviço de inteligência dos organismos de segurança pública desses estados; reuniões de governança entre os órgãos públicos com vistas à obtenção de resultados; ações de prevenção de violência e ações de repressão qualificada da criminalidade; e a formatação de um Pacto de Segurança Integrada.

A abertura da reunião foi feita pela vice-governadora do Tocantins, Cláudia Lélis. “Unidos somos mais fortes”, sintetizou. José Eliton teve oportunidade de falar de experiências exitosas em Goiás, como o trabalho do Comando de Operações de Divisas (COD), uma vez que a segurança em fronteiras também entrou em pauta. Ele citou ainda a implementação de ações que interligam os serviços de Inteligência de corporações como Polícia Militar e Polícia Civil, consolidando, assim, o processo de cooperação entre estas duas forças.

De acordo com o titular da SSPAP, este é um momento de construção de um espaço de diálogo acerca da implementação de medidas que possam apresentar soluções para problemas comuns das populações dos estados que integram o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central. “Nossos desafios são semelhantes e, por isso, queremos trabalhar em conjunto e ampliar ações de prevenção e repressão, principalmente, ao crime organizado”, relatou José Eliton.

Logo após a reunião de trabalho realizada na Secretaria de Planejamento do Tocantins, todos seguiram para o Palácio Araguaia, sede do governo tocantinense, onde ocorreu a reunião do Conselho de Administração do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central. Na ocasião, José Eliton discorreu, de forma geral, sobre as propostas que integram o acordo de cooperação interfederativa.

Etapas

Nesta sexta-feira (03) o termo de cooperação interfederativa será apresentado aos governadores durante o III Fórum dos Governadores do Brasil Central. Após a apreciação, caso seja aceito, o projeto de parceria interestadual passará por algumas etapas.

As primeiras ações devem ser focadas em medidas administrativas e legislativas. Concomitantemente, está prevista a inserção do tema “segurança pública” junto ao Consórcio Brasil Central, com discussões permanentes sobre ações perenes e conjuntas dos estados participantes.

Nesse processo, José Eliton ressaltou que, além de buscar novos investimentos para transformar em realidade novos projetos relacionados à segurança pública (como recursos ainda não liberados pela União do Fundo Penitenciário Nacional) todos os estados integrantes do consórcio utilizarão de estruturas e mecanismos já existentes. “Com isso, esperamos obter eficiência na prevenção de crimes sem desprezar as ações reativas”, afirmou José Eliton.

Respaldo

Ao final da explanação de José Eliton, o secretário de Segurança Pública do Tocantins, César Simoní, bem como o secretário de Segurança, Defesa e Cidadania de Rondônia, Antônio Carlos dos Reis, corroboraram as ideias apresentadas por ele. “Não se pode mais trabalhar sozinho. É preciso uma integração, até porque nossos problemas e desafios são comuns”, afirmou o representante de Rondônia.

A comitiva goiana contou ainda com a participação do secretário de Gestão e Planejamento, Joaquim Mesquita; e dos superintendentes da SSPAP, Danilo Fabiano (Inteligência) e Emmanuel Henrique (Executivo de Ações e Operações Integradas).

FOTOS: WILDES BARBOSA