BALESTRERI PRESTIGIA FORMANDOS DO CURSO DE INTELIGÊNCIA POLICIAL

CISP6 1

Curso visa qualificar forças policiais para combate ao crime organizado. Secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária destaca importância do setor de inteligência na redução dos índices de violência em Goiás

Aconteceu nesta sexta-feira (6/10), no auditório da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), a solenidade de encerramento da sexta turma do Curso de Inteligência de Segurança Pública (CISP). O curso é promovido pela Superintendência de Inteligência Integrada da SSPAP.

Em seu discurso, o titular da SSPAP, Ricardo Balestreri, afirmou que o treinamento é uma ferramenta indispensável para a formação e capacitação dos profissionais que atuam na atividade de inteligência: “Precisamos transformar o conhecimento adquirido em ações efetivas que transformem o trabalho em segurança pública”, disse.

O secretário ressaltou também que ‘vivemos em um mundo complexo, urbano e informatizado, e que as técnicas de combate de criminalidade precisam ser modernizadas’. Segundo ele, não há mais espaço para padrões jurássicos em segurança pública. “Graças ao trabalho integrado da inteligência em segurança em nosso Estado, estamos conseguindo reduzir de forma drástica os índices de violência, em um cenário onde os números só têm crescido no âmbito nacional”, destacou.

O superintendente de Inteligência Integrada da SSPAP, Danilo
Fabiano Carvalho, considera que o curso vai além da inteligência policial. Em razão do grande número de entidades representadas, ele considera o CISP um verdadeiro curso de integração entre as forças de segurança pública e demais entidades que tem relação direta ou indireta com o setor. “O que o estado propõe é uma inteligência cada vez mais capacitada e qualificada, que possa apoiar os tomadores de decisão nas áreas operacional, tática e estratégica”, esclarece.

Na solenidade, também estiveram presentes o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Divino Alves, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Helbingen Júnior, o deputado estadual Santana Gomes, a superintendente de Polícia Técnico-Científica,  Rejane Barcelos, e o procurador da República,  Rafael de Paula Parreira Costa, entre outras autoridades.

Prevenção

Instituído em 2012, o Curso de Inteligência de Segurança Pública (CISP)  tem duração de 200 horas/aulas. Os participantes recebem instruções nas seguintes áreas: Inteligência, Contrainteligência, Operações de Inteligência, Análise Criminal, além de visitas técnicas.

Fotos: Gabriel Santos

Compartilhar: