Balestreri destaca avanços com inauguração de Centro de Solução de Conflitos, no Procon Goiás

4

“Este é um órgão de tamanha importância porque acolhe a população do ponto de vista do direito do consumidor”, afirma secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária. Resultado de parceria com o Tribunal de Justiça, Cejusc funcionará na Rua 8, no Centro, e tem como meta promover pacificação social

O secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Ricardo Balestreri, participou na manhã desta sexta-feira (19/05) da inauguração do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) dentro da sede do Procon Goiás, localizado na Rua 8, no Centro. No ato, o secretário representou o governador Marconi Perillo. “Este é mais um avanço que o Estado de Goiás realiza”, diz o secretário. “Procon é um órgão de tamanha importância porque acolhe a população do ponto de vista do direito do consumidor”, relata.

O Cejusc terá como objetivo promover a efetiva pacificação social; solucionar conflitos por meio de procedimentos informais e simplificados na fase pré-processual e promover alternativas para resolver conflitos entre as partes. “O trabalho dos servidores do órgão é de devolver a esperança para as pessoas”, analisa. Por fim, o secretário destacou que “a parceria entre TJ e Procon reduz o sentimento de orfandade da população e oportunidade de celeridade na resolução de processos”.

O Centro, o oitavo a ser instalado pelo TJ Goiás, irá funcionar nas dependências do Procon Goiás, e seu surgimento se deu pelo convênio firmado pelo Procon Goiás junto ao Tribunal de Justiça do Estado, visando somar esforços e meios para a mediação de conciliação em conflitos consumeristas.

A superintendente do Procon, Darlene Araújo, afirma que há um investimento grande no primeiro atendimento. “Resolvemos quase 85% de todas as demandas que chegam”, conta. “Trabalhamos para a conciliação. Com a parceria do TJ, iremos aumentar o trabalho e o consumidor irá sair com o acordo celebrado”, revela. “A avaliação é de 98% da satisfação do cliente”, comemora por fim.

A inauguração do Cejusc contou com a presença de autoridades dos poderes judiciário, legislativo e executivo, entre elas o presidente do TJ-Goiás, Gilberto Marques Filho. “Por meio do Cejusc, os acordos celebrados pelo Procon Goiás serão homologados pelo Tribunal de Justiça e constituirão títulos executivos judiciais”, resumiu o desembargador.

FOTOS: MARCO MONTEIRO

Comunicação Setorial
Secretaria de Estado de Segurança Pública
e Administração Penitenciária (SSPAP)
(62) 3201 – 1004  /  1055  /  1027

 

Compartilhar: