Avanços na Segurança Pública em Goiás são reconhecidos nacionalmente

“Reconheço a coragem do vice-governador de Goiás, José Eliton, por aceitar uma responsabilidade desse tamanho.” A afirmativa é do deputado federal Alberto Fraga (Democratas – DF) que, durante a primeira reunião da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime, da Câmara dos Deputados, sob a presidência do parlamentar goiano Alexandre Baldy, ressaltou o trabalho da SSPAP no combate à criminalidade.

De acordo com o deputado do Democratas, as medidas implementadas pela Secretaria, sob o comando do vice-governador goiano, conseguiram, em pouco tempo, reduzir expressivamente os índices de violência em todo o Estado. As declarações foram endossadas por outro parlamentar do DEM, Alexandre Leite (SP), que assim como Alberto Fraga, classificou José Eliton como “homem de coragem”.

O reconhecimento veio também do Estado de São Paulo por meio do deputado Major Olímpio (Solidariedade). De acordo com ele, o grande clamor da população na atualidade é por segurança. “O país passa por um momento extremamente delicado, o que dificulta ainda mais o combate à criminalidade, pois, com a crise econômica faltam recursos para novos investimentos. Com isso, temos de reconhecer ainda mais a determinação do vice-governador de Goiás por aceitar o desafio”, relatou.

Major Olímpio destacou a iniciativa de José Eliton em determinar que as forças policiais goianas atuem de forma integrada. Segundo ele, o saldo é positivo: “A política de integração é muito importante. É perceptível que estas parcerias têm funcionado”.

O deputado federal Carlos Henrique Gaguim (PTN-TO) também elogiou o trabalho de José Eliton à frente da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária. Segundo ele, as ações podem servir de exemplos para outros estados. “Nós, do Tocantins, somos vizinhos de Goiás e tenho certeza que as estratégias adotadas pelo vice-governador José Eliton como titular da Segurança Pública devem servir de exemplo para nosso estado”, disse.

Goiás bem representado

Parlamentares goianos também participaram da primeira reunião da Comissão de Segurança e, assim como deputados de outros estados, relataram os avanços na segurança pública goiana. O deputado João Campos (PRB) lembrou a todos que, desde que assumiu a pasta, no final do mês de fevereiro, José Eliton tem sido a voz dos policiais. “Nosso vice-governador tem ouvido as entidades representativas ligadas à segurança pública e implementado políticas de valorização dos servidores da SSPAP”, relatou.

Para os deputados federais Giuseppe Vecci e Célio Silveira, ambos do PSDB, e Sandes Júnior, do PP, José Eliton, após desempenhar um grande trabalho à frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED), não pensou duas vezes face ao desafio de garantir segurança pública para os goianos. Eles parabenizaram o governador Marconi Perillo pela escolha acertada.

Comissão de Segurança Pública da Câmara Federal é importante espaço de discussão de políticas no combate à violência, afirma José Eliton

O vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, José Eliton, esteve em Brasília nesta quarta-feira (04), onde participou da primeira reunião coordenada pelo deputado federal Alexandre Baldy como presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados. O parlamentar goiano foi eleito na terça-feira (03) para assumir o cargo antes ocupado pelo deputado José Priante, do Pará.

Ao parabenizar o deputado Alexandre Baldy, que já fez parte de comissões permanentes e especiais na Câmara Federal, e que hoje assume a presidência da CSPCCO, José Eliton ressaltou a importância da Comissão como espaço de discussão de políticas públicas para combater o aumento da violência em todo o País. “Precisamos estabelecer um diálogo maduro que discuta, de fato, as mudanças necessárias para que nossa legislação responda às demandas da nossa sociedade”, disse o titular da SSPAP.

José Eliton falou do grande desafio que é implementar ações de segurança pública, principalmente com escassez de recursos e pouco amparo do governo federal. “O Brasil passa por importantes mudanças e espero em breve que a União firme importantes parcerias com os Estados no sentido de garantir mais investimentos”, disse ao enfatizar que é possível reduzir a criminalidade por meio de medidas estratégicas e, principalmente, pela integração das diversas forças de segurança do estado.

CSPCCO

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados foi criada em 2002, com a finalidade de se tornar um espaço para se discutir e cobrar políticas públicas para combater o aumento da violência em todo o País. De acordo com o novo presidente, Alexandre Baldy, “a CSPCCO tem uma pauta e desafio muito grandes”.

“A Segurança Pública é hoje uma das maiores dificuldades que a população brasileira enfrenta e, aqui na Câmara, é preciso votar projetos que impactam a sociedade”, disse Baldy ao lembrar que nos estados o trabalho é igualmente árduo. “Nosso vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, que recentemente assumiu a pasta, sabe quão grande é o desafio”, disse.

FOTOS: JOTA EURÍPEDES